quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Copa para os ricos, Conta para os pobres - COPA 2014 é isso aí!!!

A copa 2014 foi conquistada pelo Brasil num sonho. Mas esse sonho demorou pouco tempo, o povo brasileiro já está acordando e percebendo que a conta dessa copa não tem nada a ver com os discursos de que ganharíamos muito dinheiro, sim nós o país, e não que pagaríamos as contas altíssimas de uma copa do mundo que normalmente se pagou nos paises que realizaram tamanho evento.

Até o momento, para aqueles que se interessam, as informações e ações são nebulosas. Pelo que se vê fica claro que a maior parte dos recursos que serão utilizados são públicos, arrecadação do povo brasileiro que vai pagar uma festa que provavelmente não poderá participar, pois, o preço dos ingressos sugeridos serão caríssimos.

Quão irônico não é fazer a maior festa do esporte mais popular do mundo e deixar o povo pobre e apaixonado de fora em sua própria casa? É uma festa pra elite, uma festa contruída pelos operários, mas quem vai gritar o gol são os que podem pagar meio salario mínimo num único ingresso!

A CBF, confederação brasileira de futebol está afundada em escândalos até o pescoço, demorou muito pra dar início as obras irritando a FIFA. Claro, as negociatas devem ter rolado soltas pra saber que iria ganhar mais com as construções, quais estados, quais cidades. Muita grana já rolou e nós continuaremos pagando a conta.

Não tenho dúvidas que tudo estará pronto pra 2014, o que tenho dúvidas é A QUAL CUSTO isso tudo ficará pronto? O legado não será de uma nação mais organizada social e urbanisticamente, será de uma nação individada com tantas estruturas que serão pouco utilizadas, vide o estádio principal da África do Sul que foi usado três ou quatro vezes este ano.

Mas a Copa serve pra gente refletir sobre princípios. Sobre mudanças que temos que realizar. O Brasil sem dúvidas não é mais o mesmo, mas ainda tem muita gente tirando proveitos do sistema para enriquecer, esquemas com federações esportivas, sindicatos ligados ao esporte, com empreiteiras, com prefeituras envolvidas, com empresas de marketing e produtores que irão tirar muito dinheiro nosso ainda. Poucos estão percebendo a mão leve que vem tirando dinheiro dos nossos bolsos desde que a Copa 2014 foi conquistada, quando muitos perceberem já vai ser tarde demais. E o que era pra ser uma festa do povo vai virar um banquete dos ricaços, uma ode ao capitalismo esfregando sua luxuria na cara do povo que ergueu as belas estruturas de concreto.
POR BOTECO SOCIALISTA

Nenhum comentário: